A DIVINA COMÉDIA
Escrita por Dante Alighieri, esta perfeição da literatura universal é considerada obra prima da literatura Italiana e universal. Dante Alighieri foi um poeta italiano que viveu entre os anos de 1262 e 1321. Participou das lutas políticas do seu tempo, motivo pelo qual ele foi desterrado de sua cidade natal, Florência.
A Obra:
Dante se preocupou muito com a simetria de sua obra. O livro se compõe de 34 cantos do INFERNO, 33 do PURGATORIO e 33 do PARAÍSO. Somados todos os cantos, da como resultado 100.
A História:
INFERNO:
Virgilio é o guia de Dante no inferno. Dante conhece o inferno. Dante descreve que ali tinha uma espécie de palácio, onde estava Lúcifer, um demônio de três cabeças, na qual, na principal cabeça estava Judas, de quem se escutava gritos de dores. Dante encontra muitas pessoas de outras épocas e da sua, às quais contam a ele suas histórias. O castigo no inferno é um só, mas ocorre por toda a eternidade.
PURGATORIO:
Dante e Virgilio chegam ao Purgatório, uma montanha escalonada de pico plano. Cada escalão representa um pecado. Dante vai sendo purificado por um anjo. O Purgatório se divide em sete, onde em cada parte a alma se purifica para entrar no Paraíso. Virgilio deixa Dante, por que ele não é digno de entrar no Paraíso. Dante vai ao Paraíso na companhia de Beatriz.
PARAÍSO:
Livre de todos os pecados, Dante chega ao Paraíso. Beatriz explica para Dante que o ponto luminoso que ele esta vendo é Deus. No ponto mais central da luz, Dante vê três pessoas da Santíssima Trindade.
DANTE NO INFERNO
DANTE NO PURGATORIO
ILUSTRAÇÃO MEDIEVAL DO PARAÍSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário