É uma tragédia grega, escrita por Sófocles em 470a.C. Sófocles é um dos mais importantes escritores da tragédia grega, junto com Ésquilo e Eurípides. Nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles. Nas suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o provocado pelo excesso de paixão e o que é concequencia de um acontecimento do destino.
O mito:
Layo é casado com Yocasta e tiveram um filho. Mais um Oráculo fez uma advertencia a Layo: Si ele tivesse um filho, este sería o causador de sua morte. Por isso, quando nasceu a criança, ele machucou os pés e pediu a um criado que o abandonasse um uma mata. Alguns pastores de Corinto ó encontram, o levam até a rainha, que curou os pés do bebê, e o chamou de Édipo (o dos pés inchados). Já adulto, Édipo consultou um Oráculo sobre o seu nascimento e o oráculo preveu que ele mataria o pai e se casaría com a mãe. Para evitar que isso aconteça, Édipo deixa Corinto, onde para ele moravão seus pais verdadeiros.
A fatalidade acontece:
Édipo se defende de um senhor e seus criados, mata a quase todos, até mesmo ao rei Layo, que era o seu pai.
Depoís da morte de Layo, Creonte, irmão de Yocasta, prometeu o trono de Tebas e a mão de Yocasta a quem os livraría do perigo da esfinge, e assim resolvendo o enigma. Édipo se enfrenta, vence, se casa com Yocasta e ocupa o trono de Tebas.
A historia:
Quando Tiresias descobre todo o segredo, Yocasta se mata e Édipo se tira os olhos.
ÉDIPO E A ESFINGE
SÓFOCLES
Nenhum comentário:
Postar um comentário