LIVROS

A METAMORFOSE
Escrita por Franz Kafka, a novela foi publicada pela primeira vez em 1915. A novela conta a história do caixeiro-viajante Gregor Samsa, que sem saber o porquê se vê transformado em uma barata. A narrativa de Kafka é tão perfeita, que faz com que o leitor acredite mesmo que aquilo e verdade, e que não pense que é uma simples fantasia de um escritor.
A História:
Em certa manhã, Gregor se vê transformado em um incesto grotesco, com inúmeras patas: uma barata. Ele não entende por que está desse jeito, e se preocupa com seu estado. Seus pais e o gerente de onde ele trabalha esperam que ele abra a porta, e a preocupação dele nesse momento é não assustá-los. Gregor sente-se triste pelo jeito que é tratado pela família. Sua mãe e pai não entravam no quarto para vê-lo, e sua irmã só lê levava restos de comida para ele. Gregor passa a maior parte do tempo na parte mais escura do quarto, depois se coloca de baixo do sofá. O pai de Gregor e sua irmã começam a trabalhar, ja que até aquele momento era Gregor que sustentava a casa. Eles começam a alugar um quarto para ajudar a pagar as contas. Os inquilinos vem a Gregor, se assustam e decidem deixar a casa.
A situação chega a tal ponto que a irmã diz ao pai (referindo-se a Gregor): “... Precisamos livrar nos daquilo... ele vai matar vocês dois, é o que vai acontecer. Quem trabalha muito não é capaz de chegar em casa e suportar ver aquele tormento. Eu não agüento mais... Ele tem que ir embora! - desce a irmã. – É a única solução pai. O senhor tem que entender que aquilo não pode ser Gregor... Se fosse, há muito tempo tinha percebido que seres humanos não podem viver com um bicho como aquele. E teria ido embora por conta própria... quer tomar conta do apartamento...” Após escutar isso, Gregor volta para seu quarto. Ao entrar, sua irmã fecha a porta: “... Apenas entrou no quarto e sua irmã fechou bruscamente a porta. Gregor se assustou tanto com o barulho que suas perninhas começaram a se dobrar. Foi a irmã que fechou a porta com presa...” Na manhã seguinte: “... a faxineira chegou... casualmente ela estava com a vassoura e resolveu fazer cócegas em Gregor. Como ele não reagia, ela começou a cutuca-lo, mas ele não respondia...” Gregor estava morto. Após isso, a família Samsa muda-se para outro apartamento.

GREGOR SAMSA APÓS A METAMORFOSE

PRIMEIRA EDIÇÃO DE A METAMORFOSE

 O ESCRITOR FRANZ KAFKA

Nenhum comentário:

Postar um comentário